Outubro, 2019
Filosofia, Antropologia, Sociologia, Psicologia, Epistemologia e Política!
Nos próximos anos haverá uma enorme demanda, por qualificações, como a Filosofia. A necessidade mais reflexiva, sobre juízos morais e estéticos, elevam a necessidade da atuação do filósofo em outros campos de trabalho.
Analisar criticamente valores e juízos morais, ajudam a compreender, a conjuntura social com vistas à formação de agentes históricos. Avaliar profundamente a atual tensão social e as relações de poder, entre, etnias raciais, diversidade cultural e política. Possibilitar uma visão dos fundamentos da ação política e social das diversas formas de governo.
A justificação discursiva das teorias do estado, ajudam a definir, conceitos sociais básicos, assim como suas leis e direitos.
A justificação discursiva das teorias do estado, ajudam a definir, conceitos sociais básicos, assim como suas leis e direitos.
Partindo da premissa, a Filosofia, passa a se destacar como ferramenta de extrema importância, para um mundo cada vez mais conectados.
Atualmente o mercado está em constante mutação, a concorrência elevada, e a relação de oferta e demanda cada vez mais complexa, impulsiona os avanços tecnológicos, e as pesquisas científicas. O desenvolvimento no campo da Inteligência Artificial, deve colaborar, na valorização do profissional de filosofia, para além, do campo da educação.
Contudo, a atualização constante, dos estudos filosóficos, ajudam a compreender o meio e as relações que acontecem dentro dele.
Contudo, a atualização constante, dos estudos filosóficos, ajudam a compreender o meio e as relações que acontecem dentro dele.
Os objetos de pesquisas da filosofia, estão constante mudança como já foi dito, por isso, o profissional de filosofia, deve ser inquieto, curioso e principalmente acompanhar as evoluções e involuções da sociedade.
O Filósofo pode atuar como consultor, para empresas privadas, governo, terceiro setor e instituições artísticas, culturais e históricos. Desta forma, ajudaria gestores e administradores, a construir a moral organizacional de uma instituição.
Consultoria na área de gestão de pessoas em empresas críticas de produção artísticas e culturais, ministrando, palestras e formações, sobre seu modo de funcionamento, em outras áreas especialmente.
O meio privado, público(governo), terceiro setor, visam o crescimento, aprimoramento e a expansão tecnológica, tudo em harmonia, com conscientização social e ecológica.
A globalização exige dinamismo, redução de custos, qualidade e fidelização de clientes, aparentemente seria a base do mercado global.
Habilidades interpessoais de comunicação, e a capacidade de atuar, além, do trabalho em equipe são os diferenciais presentes, no profissional de filosofia.
Passar tempo com clientes, para escutá-los, e conversar, onde a principal tarefa é prestar atenção. Investigar e negociar, acordos de bens e serviços, garantindo que gastos, indiretos, fiquem alinhados com padrões de ética, de seus parceiros, clientes e colaboradores.
Consultar fontes históricas para recriar, e arquitetar, experiências passadas de clientes, usar a criatividade e inteligência emocional excepcional, para desenvolver empatia com capacidade, narrativa e vontade de inovar.
É sabido, que na modernidade, as coisas, passam a se comportar como sujeito, e os sujeitos, como coisas.
Os diversos campos epistemológicos, devem ser, analisados para compreender os principais, conceitos e problemas, encontrados na base da teoria do conhecimento. Os debates sobre a natureza, possibilidade ao alcance, do conhecimento, e levar a discussão no contexto de outras áreas, para estruturar fontes e justificar sistemas.
Analisar o ser humano, de maneira, complexa e profunda, desde sua origem até as concepções científicas atuais. Podendo assim, proporcionar, uma bagagem teórica fundamentando, o conhecimento das ações e reações dos seres humanos no meio social.
Ainda neste processo, as dimensões, biológicas, psicológicas, sociais e política. Podem ajudar na abordagem de condições elementares que caracterizam o ser humano e a sociedade.
Com base na análise da existência, podemos identificar e prever problemas atuais, como a interpretação e a concepção, de liberdade e cultura. É ainda, relacionar a ética, biodiversidade, economia e política, possibilitando uma perspectiva, de diálogos sobre, o mundo globalizado em nossos dias.
Enfim, o profissional de filosofia demonstra, aptidão, para criar histórias, que mostram o diferencial de empresas, produtos e serviços, aumentando o destaque no mercado competitivo, caracterizado pela dimensão emocional, e não apenas pela dimensão técnica.
Ricardo José Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário