terça-feira, 15 de outubro de 2019

Filosofia Profissão do Futuro

Outubro, 2019
Filosofia, Antropologia, Sociologia, Psicologia, Epistemologia e Política!
Nos próximos anos haverá uma enorme demanda, por qualificações, como a Filosofia. A necessidade mais reflexiva, sobre juízos morais e estéticos, elevam a necessidade da atuação do filósofo em outros campos de trabalho. 
Analisar criticamente valores e juízos morais, ajudam a compreender, a conjuntura social com vistas à formação de agentes históricos. Avaliar profundamente a atual tensão social e as relações de poder, entre, etnias raciais, diversidade cultural e política. Possibilitar uma visão dos fundamentos da ação política e social das diversas formas de governo.
A justificação discursiva das teorias do estado, ajudam a definir, conceitos sociais básicos, assim como suas leis e direitos. 
Partindo da premissa, a Filosofia, passa a se destacar como ferramenta de extrema importância, para um mundo cada vez mais conectados. 
Atualmente o mercado está em constante mutação, a concorrência elevada, e a relação de oferta e demanda cada vez mais complexa, impulsiona os avanços tecnológicos, e as pesquisas científicas. O desenvolvimento no campo da Inteligência Artificial, deve colaborar, na valorização do profissional de filosofia, para além, do campo da educação.
Contudo, a atualização constante, dos estudos filosóficos, ajudam a compreender o meio e as relações que acontecem dentro dele.
Os objetos de pesquisas da filosofia, estão constante mudança como já foi dito, por isso, o profissional de filosofia, deve ser inquieto, curioso e principalmente acompanhar as evoluções e involuções da sociedade. 
O Filósofo pode atuar como consultor, para empresas privadas, governo, terceiro setor e instituições artísticas, culturais e históricos. Desta forma, ajudaria gestores e administradores, a construir a moral organizacional de uma instituição.
Consultoria na área de gestão de pessoas em empresas críticas de produção artísticas e culturais, ministrando,  palestras e formações, sobre seu modo de funcionamento, em outras áreas especialmente. 
O meio privado, público(governo), terceiro setor, visam o crescimento,  aprimoramento e a expansão tecnológica, tudo em harmonia, com conscientização social e ecológica.
A globalização exige dinamismo, redução de custos, qualidade e fidelização de clientes, aparentemente seria a base do mercado global. 
Habilidades interpessoais de comunicação, e a capacidade de atuar, além, do trabalho em equipe são os diferenciais presentes, no profissional de filosofia. 
Passar tempo com clientes, para escutá-los, e conversar, onde a principal tarefa é prestar atenção. Investigar e negociar, acordos de bens e serviços, garantindo que gastos, indiretos, fiquem alinhados com padrões de ética, de seus parceiros, clientes e colaboradores.
Consultar fontes históricas para recriar, e arquitetar, experiências passadas de clientes, usar a criatividade e inteligência emocional excepcional, para desenvolver empatia com capacidade, narrativa e vontade de inovar. 
É sabido, que na modernidade, as coisas, passam a se comportar como sujeito, e os sujeitos, como coisas. 
Os diversos campos epistemológicos, devem ser, analisados para compreender os principais, conceitos e problemas, encontrados na base da teoria do conhecimento. Os debates sobre a natureza, possibilidade ao alcance, do conhecimento, e levar a discussão no contexto de outras áreas, para estruturar fontes e justificar sistemas. 
Analisar o ser humano, de maneira, complexa e profunda, desde sua origem até as concepções científicas atuais. Podendo assim, proporcionar, uma bagagem teórica fundamentando, o conhecimento das ações e reações dos seres humanos no meio social. 
Ainda neste processo, as dimensões, biológicas, psicológicas, sociais e política. Podem ajudar na abordagem de condições elementares que caracterizam o ser humano e a sociedade. 
Com base na análise da existência, podemos identificar e prever problemas atuais, como a interpretação e a concepção, de liberdade e cultura. É ainda, relacionar a ética, biodiversidade, economia e política, possibilitando uma perspectiva, de diálogos sobre, o mundo globalizado em nossos dias.
Enfim, o profissional de filosofia demonstra, aptidão, para criar histórias, que mostram o diferencial de empresas, produtos e serviços, aumentando o destaque no mercado competitivo, caracterizado pela dimensão emocional, e não apenas pela dimensão técnica.
Ricardo José Alves 

Avaliação Política

Por Ricardo J. Alves

O Brasil é um país onde políticos, não entende nada, de política, mais muito de politicagem...
E os que talvez entendam, ficam engessados, por conta dos que estão na política, apenas, para ganhar dinheiro, fazer carreira e se aposentar mais cedo. A solução pra isso, é conscientizar a população, para uma política mais pluralista, a sociedade precisa compreender, o real valor do voto.
 Aprender a votar correto, e ter consciência, política e social é possivelmente, a única maneira, de impedir os rombos nos cofres públicos...

LIBERDADE POLÍTICA JÁ!!!

E se Pensar Fosse Proibido!!!

Pensar e saber fazer....

Por Ricardo J. Alves

E se pensar fosse proibido.....
Poderia ser um jargão interessante, quem sabe um termo sarcástico, ou ainda o início de um stand-up. Pois bem a realidade é totalmente diferente. Mais este é apenas início, afinal, se não pudéssemos pensar, nem mesmo este texto poderia ser escrito.

Vale lembrar que somos forçados á todo momento a não pensar, ou seja, apesar de não ser proibido de forma direta, vivemos uma ditadura intelectual em tudo que lemos, enxergamos ou escutamos, nos tornando alienados e culturalmente inferiores e não nos damos conta disso.

Portanto, pensar é proibido de forma indireta, mais pensar e saber fazer talvez seja uma discussão mais importante do que nos prendermos a este jargão que passo a utilizar, "George Orwell jornalista e escritor" nos descreve em sua obra intitulada 1984, o que ficou conhecido como Polícia do Pensamento.

Alguma familiaridade com o termo, será que nos dias atuais existe algo parecido com este termo, em nosso dia á dia, eu não acredito em 100% do que vejo, e muito menos em 50% do que escuto, podemos verificar isso em quase tudo que está ao nosso redor.

Podemos começar com as novas ferramentas de comunicação existentes, exemplos as diversas mídias sociais, que estão ai para serem usadas, a quantidade de absurdo, que as pessoas escrevem é fora do sério, e cada vez mais a sociedade é impulsionada, a ser alienado...

Jornalistas, psicólogos, médicos, engenheiros, famosos, pessoas públicas e anônimos, que literalmente defecam bobagens sem sentido, diariamente, nas suas redes sociais e são incentivados á isso por outros, e mais outros se tornando um círculo vicioso altamente destrutivo.

O que preocupa, é que está sociedade alienada, não perceba, o quão idiota estão se tornando, e como mudar está fúnebre história, será que conseguirão,  "Pensar e Fazer", depois de tanto tempo sem utilizar o bom senso, e o discernimento, que todos nós possuímos, acredito que este seja o grande questionamento futuro.

Não quero ser causador de polêmicas, dono da verdad, mais pretendo sim, fazer com que as pessoas se perguntem pelo menos o por que das coisas, porém, talvez não alcance tudo o que eu desejo com minhas opiniões simplórias, pois, a grande maioria das pessoas talvez nem leiam o que escrevi.

E, aquelas que talvez percam alguns minutos, de suas preciosas vidas, para lerem, não entendam, mais fica o alerta, afinal, "A POLÍCIA DO PENSAMENTO" esta presente em nossas vidas, e em tudo que nos cerca, já pensou...
"E SE PENSAR FOSSE PROIBIDO" ou melhor SE PENSARMOS VAMOS SABER FAZER...